Hertha Schwartz

PENSAMENTOS SOBRE O MUNDO EMPRESARIAL E A VIDA!

DOLLYNHO
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Estratégia Mercadológica: DOLLY

 

A marca – que é 100% brasileira – nasceu em 1987 (com o primeiro refrigerante diet do país). Tem como produto principal o “Dolly Guaraná” (produzido com extrato, aroma natural de guaraná e aditivos (conservantes e acidulantes), apresentado em três tamanhos: 350 ml, 2 litros e 3.3 litros.

A estratégia de comunicação  se faz através da Rede TV – com patrocínio em programas como Super Pop, Encontro Marcado, TV Fama – comerciais (VT 30”) e também  impressos. A marca tornou-se mais conhecida através da mascote “Dollynho – o seu amiguinho”, representado por uma garrafa pet verde (que parece meio amassada) e que realiza atividades recreativas em escolas.

Usam o Marketing de Guerrilha, e – no meio digital – a mascote e os jingles da marca (no mais famoso estilo “chiclete”) são ampla e toscamente comentados. Existem até comunidades nas mídias sociais (vide twitter 1 e facebook 2) que satirizam Dollynho.
Apesar dos comentários desfavoráveis à marca na Internet, pesquisa da ACNielsen – empresa mundial de pesquisa de marketing 3 – mostra que a Dolly tem share de 10% no mercado brasileiro de refrigerantes e 30% em São Paulo Capital.

 

Dollynho é aquele amiguinho que de bobo, não tem nada.

 

1 https://twitter.com/dollynhodicas
2 https://www.facebook.com/conselhosdollynho
3 http://pt.wikipedia.org/wiki/ACNielsen

 

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dollydolly guaranádollynhoestratégia mercadológica da dolly

Hertha Schwartz • November 16, 2014


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