Hertha Schwartz

PENSAMENTOS SOBRE O MUNDO EMPRESARIAL E A VIDA!

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Estratégia Mercadológica da SADIA

A marca é uma das empresas do Grupo BRF – Brasil Food – detentor da PERDIGÃO, Batavo, Elegê, Quality e outras. Durante muitos anos dominou o mercado nacional com seus produtos saborosos e sua mascote simpática: “um franguinho de óculos de motoqueiro e cheio de bossa que encanta gerações e gerações de consumidores com sua simpatia, vivacidade e jeito estabanado”[1]. Surgiu na década de 70 e na época o frango defumado era um dos carros chefes da marca.

Hoje, enfrenta a concorrência ferrenha do Grupo JBS (principalmente com a marca SEARA), que, após uma reestruturação – depois de ser adquirida pelo Grupo JBS em junho de 2013 – disputa os consumidores no mercado brasileiro de frango e derivados.

A marca tem investido bastante na propaganda televisiva (VT 30”), trazendo novamente as personagens da senhora simpática que vai comprar carne e o funcionário “espertalhão”, que tenta empurrar uma carne com padrões duvidosos – uma alusão à concorrente. Afinal de contas, a escolha é SADIA e qualquer outra carne oferecida levará um sonoro “Nem a pau, Juvenal”[2]. Recentemente, firmou parceria com Fernanda Montenegro e Fernanda Torres – talvez uma tentativa de concorrer com a garota propaganda da SEARA – Fátima Bernardes.

Atualmente a marca aposta no Marketing Esportivo, sendo um dos patrocinadores oficiais da CBF – Confederação Brasileira de Futebol – o que se trata de uma estratégia – ao primeiro olhar – interessante, pois como é sabido o país sediará a Copa do Mundo de 2014. Vale o registro de que a SEARA (sua principal concorrente) seria um dos patrocinadores da CBF (quando ainda pertencia a Marfrig), mas por não pagamento de parcelas e uso indevido da marca da seleção brasileira teve o contrato de patrocínio cancelado[3]. Melhor para a SADIA, que fechou contrato com a entidade.

No site oficial, encontramos um link para proposta de patrocínio esportivo3, bem como uma parte dedicada a oferecer dicas, mostrar os atletas – com um mural com os esportistas do passado e atuais – clubes patrocinados e promover o bem estar das pessoas através do lema “A Sadia acredita que a gente tem que viver com prazer. E praticar esportes é mais um jeito de deixar a vida mais gostosa”.

Alguns podem achar que fica difícil conciliar muitos dos produtos da empresa (como nuggets, batata pré-frita congelada, pasteizinhos, kibes e frituras em geral) com a imagem de vida saudável, mas em meu ponto de vista a empresa torna tudo muito natural e convincente – e de fato o é – pois é do valor cultural do brasileiro beber cerveja acompanhada de tira gosto – e aí alimentos fritos estão inclusos. Até mesmo, dentre os atletas de destaque no site, encontramos o ginasta Diego Hypólito[4] - bicampeão mundial em solo, que afirma que “com certeza nuggets não podem faltar na mesa”.

Quanto ao fato de a SADIA associar sua marca ao esporte – em particular a este que é conhecido como uma das grandes paixões nacionais – o futebol – sinto certo receio e apreensão, pois em tempos de uma Copa do Mundo tão criticada e que vem sendo alvo de tantos protestos, para quantos dos brasileiros realmente significa algo que a seleção jogue por nós?

 


[1] http://www.sadia.com.br/sobre-a-sadia/mascote-sadia.jsp

[2]  http://www.propaganda.blog.br/sadia-volta-com-campanha-nem-pau-juvenal/#.UxzEZPldUuk

[3] http://www.sadia.com.br/fale-conosco/

[4] http://www.sadia.com.br/esportes/atleta-ginasta-diego-hypolito.jsp

 

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Hertha Schwartz • May 21, 2014


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Comments

  1. Solange Vasconcellos da Rocha June 11, 2014 - 4:53 pm Reply

    Quero apresentar meu Projeto: “Ajude 200.000 famílias a encontrar seus desaparecidos.” A minha idéia é de em todas as embalagens colocatem de 2 a 3 fotos de desaparecidos. Visto que são 200.000 desaparecidos por ano, sendo 40.000 entre crianças e adolescentes, serão mais de 200.000 pessoas a consumirem diariamente seus produtos. Tendo em vista que seus produtos são exportados por mundo inteiro, milhões visualizarão estas fotos, e quem tiver parentes desaparecidos, comprarão e espalharão a novidade provocando um aumento no consumo entre os consumidores. O que vcs acharam do meu Projeto? Para qualquer informação: projeto.paa@gmail.hotmail.com contato@desaparecidosdobrasil.org SICRIDE:(41)3224-6822!

  2. Hertha Schwartz July 30, 2014 - 2:29 pm Reply

    Olá Solange.
    Acho sua ideia de uma generosidade e amor ao próximo sem tamanho!
    Você já está em contato com as grandes empresas de embalagens para que a mesma possa ser concretizada?
    Não sei exatamente onde eu poderia te ajudar, mas fico à disposição para a gente trocar ideias e soluções.
    Forte abraço.

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